Sobre o filme

Lindeiras é um filme que trata do sertão, histórico e também mítico, que aos poucos perde espaço e se desfaz. O nome Lindeiras é a designação utilizada décadas atrás para as cidades situadas às margens das linhas de trem. É através desse percurso, por trilhos enferrujados e esquecidos, que faremos uma viagem ao interior do sertão baiano, de Alagoinhas à Juazeiro, para olharmos com cuidado as paisagens e pessoas que compõem esse universo.

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Alagoinhas

A chegada à Estação de São Francisco causa um enorme impacto. Com uma extensão de mais de 200m, ela coloca-se soberana à beira de mais de seis linhas de trem que atravessam o grande prédio de estilo inglês. Essa construção é a segunda, das tries estações que existem em Alagoinhas. A primeira, em estilo colonial permanece incrustada no atual centro comercial da cidade. A de São Francisco, foi construída pela companhia inglesa encarregada da construção da malha ferroviária que cruzava o sertão baiano. A imponência do prédio deve-se ao desejo dos ingleses em deixar um marco da passagem deles por aqui na construção da linha. Fizeram então uma réplica de uma estação inglesa. Com direito a todo o material importado da Inglaterra.

Hoje, abandonada, é um cenário impactante.

Por sorte, um grupo de pessoas ligadas à cultura da cidade lutam para a restauração e transformação do espaço em um ambiente de produção e difusão artística. Uma forma de devolver à população um dos locais mais emblemáticos para a identidade do povo de Alagoinhas.

No filme Lindeiras a Estação de São Francisco em Alagoinhas é o nosso ponto de partida.






3 comentários:

  1. Quando era pequeno passava ferias na mibha tia em frente a estacao era apaixonado por trens e viajava 12 horas ate senhor do Bonfim feliz..e lamentavel ver tudo assim..doe na alma..

    ResponderExcluir
  2. Lamentável como uma obra desta envergadura, histórica, chega a este estado de deterioração. Residi em Alagoinhas nos anos 70 e tinha o maior prazer quando eu passava a pé pela plataforma desta estação. A primeira vez que passei por ela em viagem de trem, foi quando embarquei em Água Fria-BA (minha Terra natal), com destino a Salvador, no mês de fevereiro de 1972. Muitas saudades.

    ResponderExcluir