Sobre o filme

Lindeiras é um filme que trata do sertão, histórico e também mítico, que aos poucos perde espaço e se desfaz. O nome Lindeiras é a designação utilizada décadas atrás para as cidades situadas às margens das linhas de trem. É através desse percurso, por trilhos enferrujados e esquecidos, que faremos uma viagem ao interior do sertão baiano, de Alagoinhas à Juazeiro, para olharmos com cuidado as paisagens e pessoas que compõem esse universo.

sábado, 4 de dezembro de 2010

Juazeiro

No filme, Juazeiro indica o ponto final (da Bahia) dessa linha de trem que pretendemos percorrer. A busca pela antiga estação, demolida há mais de 50 anos é um mergulho da lembrança e no esquecimento. Juazeiro é também a terra natal de João Gilberto, uma das referências de composição artística que norteiam essa caminhada.

 A partir de arranjos de composição bastante complexos, que envolvem desde a dissonância das notas, a divisão rítimica do violao, até a extrema liberdade de colocação da voz, João Gilberto transita entre diversas esferas da composição artísticas. Com o filme lindeiras, pretendemos um convite a uma experiência sensual que estabeleça um diálogo com campos de expressão que indicam temporalidades distintas. Como João Gilberto, nos importa comunicar através de sensações.

De pé, a antiga estação de Piranga. As fotos são de Vicente Sampaio.














Um comentário:

  1. Jovens e LINDOS Cineastas. O cinema é a nossa poesia.
    Muito bom sentir a energia deste set. A alegria está no ar, nos sorrisos de Tenille, Bruno, Simone, Carol, Pedrinho quem deu para identificar os rostos; nas fotografias que já nos dá uma idéia da estética do filme; e o sol por testemunha iluminando este momento. Parabéns a toda equipe, acho que a nossa cinematografia cada dia mais se afirma na chegada de cada novo grupo que se consolida com a sua linguagem, narrativas e olhares.
    Sucesso ao Lindeiras!!!!!!!!!! E com certeza aos muitos outros que virão.
    Sol

    ResponderExcluir