Sobre o filme

Lindeiras é um filme que trata do sertão, histórico e também mítico, que aos poucos perde espaço e se desfaz. O nome Lindeiras é a designação utilizada décadas atrás para as cidades situadas às margens das linhas de trem. É através desse percurso, por trilhos enferrujados e esquecidos, que faremos uma viagem ao interior do sertão baiano, de Alagoinhas à Juazeiro, para olharmos com cuidado as paisagens e pessoas que compõem esse universo.

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Água fria

A passada por Água fria foi rápida. Aproveitamos que estávamos por perto para dar uma checada na estação, conhecer mesmo que de relance, a cidadezinha. No planejamento de Lindeiras, esta foi uma das cidades que ficou de fora. Quando os trens de passageiro funcionavam, Água fria era uma grande estação, e a cidade tinha uma grande área geográfica, Serrinha e Lamarão eram distritos de lá. Minha sensação é que Água fria ficou parada no tempo, pois continua uma pequena cidade enquanto Serrinha se desenvolveu a ponto de ser um centro regional.

A estação desativada é ocupada por casas de marimbondos. Voam desconcertados por todos os lados, o que me fez manter certa distância, por isso a constância dos planos gerais. Nas fotos em película, registros ousados feitos por Bruno que chegou mais perto dos insanos voadores.






E aqui, uma referência à criatividade do povo de água fria.


Nenhum comentário:

Postar um comentário